Desde a última edição do SPFW, a Luminosidade, empresa que organiza as semanas de moda do Brasil, anunciou que o calendário dos desfiles seriam alterados. Antes, as coleções de verão eram apresentadas entre maio e junho, e inverno no mês de janeiro. Agora as datas foram adpatadas ao calendário internacional: verão em março e inverno em outubro.
Daí a gente raciocina: agora em outubro vamos ter outra SPFW, com coleção do inverno 2013. O frio aqui no Brasil - onde faz frio - começa em maio/junho de 2013. Já o nosso verão, começa mesmo em dezembro - a temperatura começa a esquentar em setembro, quando é privamera. Sendo assim, em outubro, quando a temperatura mal começou a esquentar e ainda nem começou o nosso verão de verdade, já vão estar desfilando o inverno 2013, que só vai para as lojas, teoricamente, láááá em maio/junho do ano que vem, 07 ou 08 meses depois.
Na verdade o que me fez pensar nisso é que com essa massificação dos veículos de moda - revistas, blogs, sites, programas de tv - a gente acaba recebendo as informação instantaneamente. Desiflou e minutos depois tá lá no site, no blog, etc. Com o calendário que existia antes dessa mudança, já acontecia de uns quatro meses antes do verão começar, a gente já estar louca nas tendências do verão. Mal começa o inverno - ele começa em junho e o desfile de verão era em junho, lembram? - e tá todo mundo já falando de... verão. É tudo muito rápido! A informação chega muito antes e quando a estação realmente começa, ninguém aguenta mais ouvir falar de determinadas tendências. A gente mal consegue curtir o negócio no tempo certo. Quando é inverno desejamos o que é verão, quando é verão, já tamos querendo inverno. Um ciclo vicioso de sempre querer o que ainda vem pela frente.
Nesse novo calendário a antecipação vai ser maior ainda! Mal o inverno 2012 chega ao fim - ele acaba em setembro e o desfile de inverno é no mês seguinte, já vamos estar comentando, analisando, publicando e desejando as tendências do inverno do próximo ano!
Eu até entendo que a indústria da moda precisa de um espaço de tempo razoável para produzir e distribuir suas coleções, mas 08 meses? Desculpa minha ignorância quanto a processo produtivo, mas precisa mesmo disso tudo?
As semanas de moda hoje em dia tem a audiência não só de quem trabalha no mundo da moda - estilistas, produtores, compradores, etc - mas também de um público que lê e vê moda nos mais varíados veículos de comunicação. Então, essa apresentação do que vai ser hit nas proximas estações não serve só para o mercado se preparar para vender as tendências, mas para despetar interesse no público que vai consumir isso. E despetar esses desejos com tanta antecedência, na minha cabeça não parece ser algo saudável não. Pode até ser muito bom para o marketing, para vendas, não sei.. Mas para os consumidores não é não! Imagina você ir na loja comprar roupa pra inverno mas já pensando no que vai usar no verão.
Isso tudo pode ser meio viagem da minha cabeça, mas as vezes me pego refletindo como no mundo da moda acontece tudo tão rápido. Já tinha pensando nessa historia de que quando a tendência chega nas vitrines, no público de verdade, ela já está em declínio entre o pessoal que trabalha com moda. Agora então, com essa antecedencia então, vai ser uma loucura!
ATUALIZAÇÃO: Estive ontem na apresentação de um projeto do Paulo Borges e ele respondeu a pergunta de uma espectadora sobre essa questão da mudança de datas. Ele explicou a necessidade da alteração e compreendi que o processo produtivo é bem complexo e um espaço de tempo maior, será mais adequado para os estilistas. Mas continuo achando que para o consumidor de moda e de informação de moda isso vai ser uma loucura! Importante a gente ficar alerta para não atropelar as temporadas e ficar desejando já o que só vai ser comercializado meses depois. Parar com essa mania de querer urgente o que acabou de sair da passarela e aproveitar o que está sendo oferecido nas lojas agora. Se não a gente vai tá sempre querendo vestir verão quando ainda é inverno...e vice e versa. Mas também, né, vamos aguardar para ver como se desenrola, vai até que dá muito certo...
Foto: Reprodução
ATUALIZAÇÃO: Estive ontem na apresentação de um projeto do Paulo Borges e ele respondeu a pergunta de uma espectadora sobre essa questão da mudança de datas. Ele explicou a necessidade da alteração e compreendi que o processo produtivo é bem complexo e um espaço de tempo maior, será mais adequado para os estilistas. Mas continuo achando que para o consumidor de moda e de informação de moda isso vai ser uma loucura! Importante a gente ficar alerta para não atropelar as temporadas e ficar desejando já o que só vai ser comercializado meses depois. Parar com essa mania de querer urgente o que acabou de sair da passarela e aproveitar o que está sendo oferecido nas lojas agora. Se não a gente vai tá sempre querendo vestir verão quando ainda é inverno...e vice e versa. Mas também, né, vamos aguardar para ver como se desenrola, vai até que dá muito certo...
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